A BCA Despachantes é o parceiro ideal das PME’s na importação e exportação

As grandes empresas de importação e exportação escolhem fornecedores de confiança, que lhes garantam maior segurança em todas as operações.

A BCA Despachantes Oficiais sendo uma empresa acreditada como Operador Económico Autorizado é um parceiro aduaneiro ideal para conferir maior transparência, confiança e fiabilidade a todas as empresas que se dedicam à importação e exportação com regularidade. O Operador Económico Autorizado (AEO) é fundamentado pelo comprometimento voluntário das organizações que exercem suas actividades na área de comércio externo, as quais passam a contar com tratamento simplificado nos procedimentos aduaneiros. Uma economia de tempo e dinheiro para quem opera com frequência na rotina das Alfândegas.

Sem dúvida, que a principal vantagem para os Operadores Económicos Autorizados é o próprio estatuto de AEO. Um número crescente de potenciais clientes que operam na área da importação e exportação consideraram este estatuto como um factor importante na escolha dos seus parceiros comerciais.

Para as PME de importação e exportação, os tipos de benefícios esperados podem ser mais concretos e incluir, por exemplo, a redução das formalidades e dos documentos necessários ao levantamento das mercadorias, processamento acelerado e levantamento das remessas, um número reduzido de inspecções de segurança da mercadoria, processamento aduaneiro prioritário em períodos de elevada ocorrência de ameaças ou no seguimento de incidentes que exijam o encerramento de um porto e/ou fronteiras, por exemplo.

Um estudo internacional concluiu que os benefícios são bastante importantes e significativos para as empresas de importação e exportação, um menor número de Inspecções Aduaneiras (redução de 50% do número de inspecções), maior acesso a datas de envios (aumento de 50%), uma maior segurança dos produtos (uma redução de 38% em roubos e extravios), uma melhor gestão dos stocks (uma redução de 14% do stock em excesso; 12% de melhorias nas entregas a tempo aos clientes), uma maior visibilidade da cadeia logística (um aumento de 50% no acesso aos dados da cadeia logística, um aumento de 30% relativa à rapidez e aos prazos de comunicação das informações sobre os embarques), aumento da rapidez (uma redução de 29% do tempo relativo ao trânsito das mercadorias e de 28% do tempo de entrega), uma maior satisfação do cliente (uma redução de 26% em desgaste do cliente e um aumento de 20% no número de novos clientes).

Para além disso, o reconhecimento mútuo dos acordos de Operador Económico Autorizado – AEO pelas administrações aduaneiras é, acima de tudo, considerado como sendo uma das principais vantagens. Várias administrações aduaneiras estão a trabalhar no sentido de assinar acordos bilaterais de reconhecimento mútuo, com o objectivo, a longo termo, de criar uma rede mundial reconhecimento mútuo.

0 Comments